A apresentação oral (banca) e o treinamento adequado


Não são poucos os alunos que nos relatam o pavor de aguardar o dia da banca. Frente a esta dificuldade tida como “intransponível”, a consulta com profissionais como coach e psicólogos tem sido uma alternativa eficaz.

Entretanto, para a maioria dos acadêmicos, o treinamento direcionado tem sido a melhor solução. Como isso funciona? Trata-se do simples exercício da repetição. A repetição lhe trará maior segurança e, consequentemente, sucesso na apresentação.

É importante, antes de treinar a apresentação, obter a confirmação do orientador quanto ao conteúdo do seu TCC, saber a data exata da banca e o horário bem como o tempo exato de apresentação.

De posse destes dados, vamos aos 5 passos para o treinamento:

1. Faça uma breve leitura dos slides, em voz alta, e marque o tempo.

2. Na segunda tentativa, além da simples leitura, acrescente ideias e/ou pontos principais a sua apresentação e controle o tempo novamente.

3. Na terceira tentativa, procure gravar sua performance com auxílio de um telefone celular.

4. Procure verificar na sua gravação se foram apresentados: tema, objetivos gerais, objetivos específicos, subdivisões da pesquisa e os resultados alcançados.

5. Assim que a apresentação estiver com estes dados requeridos no tópico anterior, treine repetidas vezes, juntamente com os slides, para não exceder o tempo.

Pronto, após algumas apresentações, você já estará apto para apresentar seu TCC na banca.

Boa sorte!

#banca #tcc #apresentaçãooral #slides #dicas #diadabanca

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square